sexta-feira, 17 de outubro de 2008

ADD

O Cyrus sofre de uma doenca chamada ADD, e um deficte de atencao. Ele tem muita dificuldade de se concentrar, e muito impulsivo, agitado... muito alem que eu guri normal de 8 anos. Ele toma medicamento para ir pra escola e ate para jogar bola ele tem que tomar um remedinho mais fraquinho mas, tem que tomar porque a ultima vez que eu esqueci ele era o goleiro e o outro time marcou um gol porque ele estava destraido imitando um macaco pendurado na trave e nem se deu conta que o outro time marcou.

E dificil ver ele depois que toma a doze mais forte quando ele esta saindo para escola. Ele esta sempre brincando, falando historias mas, depois de tomar o medicamento ele se cala, e como se uma luz apagasse mas, isso garante que ele possa frequentar a aula sem infernizar a professoura. Outro dia estavamos atrazados e a Cathy esqueceu de dar o comprimido para ele. No final da manha a professoura ligou, preocupada perguntando o que estava acontecendo pois ele, sempre tao serio e estudioso, se quer sentou na cadeira a manha toda.

Com o tempo a gente aprende alguns truques para lidar com isso. Eu sei que para ele me escutar eu tenho que chegar bem perto do rosto dele e fazer ele olhar pra mim. Mas eu gosto dele assim, no final de tarde quando o medicamento nao tem mais efeito e ele pula, corre, grita e inventa historias sobre monstros, ets, e pokemons. Outro dia ele pegou uma caixa e foi pro quarto dele. Pegou todos os brinquedos quebrado e colocou dentro. Ai me chamou: “Pai tu es engenheiro e projeta coisas ne?” eu respondi “eh”. “Ah! Entao ta aqui, todos os meus brinquedos quebrados para a gente usar as pecas e fazer uma maquina para fabricar pokemons.”

Eu gosto dele assim...

2 comentários:

Anônimo disse...

Uma criança é sempre um bem precioso, fazer dela um cidadão é nossa responsabilidade. Amor e exemplo funcionam maravilhosamente...E isso tu tens de sobra! Que bom!

César Elias disse...

ADD no Brasil é conhecido com TDAH trantstorno de deficit de atençao e hiperatividade).

A (pouca) experiencia que adquiri tratando paciente com esse doença na minha formação, me fizeram ter algumas certezas:
- O tratamento realmente funciona, e muda uma pessoa da água pro vinho;
- para a família, fica a eterna paciente e tolerância, sem afroxar a disciplina (limites são fundamentais em toda educação;
- o jovem cresce e é capaz de ter sucesso profissioanl, acabando por desenvolver artifícios e escolhas que favoreçam esse lado 'hiper'
- e finalmente o amor, é claro, sempre é amelhor medida...

mas, enfim, fica a pergunta: quem de nós não é hipoatento ou hiperativo?!?!?!