terça-feira, 18 de novembro de 2008

O Grande milagre


Apesar de todas as diferencas entre os homens nossos valores e crencas mais profundas nos aproximam instintivaly e faz da humanidade este ser quase divino que e capaz das maiores maravilhas.
Cada homem e um ser unico, com singular experiencias e singulares respostas para o mesmo problema. A maior prova da individualidade do ser humano esta em sua relacao com Deus. Religioes desde sempre tem tentado uniformizar esta relacao e regular a fe dos homens como individuos mas, mesmo em uma religiao com milhoes de adeptos nao se encontrara dois participantes que tenham identica ideia e que experenciem Deus da mesma forma. Nao digo isso como uma critica a religiao mas, como um exemplo de quanto cada um de nos e diferente e unico.
Mesmo com todas essas diferencas e sendo criaturas singulares o homem encontra na associacao o fator comum que nos une e nos projeta. O homem necessida dessa associacao para simples sobrevivencia. De todos os animais do planeta o ser humano e o que necessita mais tempo e atencao da mae e da familia para sobreviver. Esta caracteristica segundo a antropologia e o que nos da a imensa vantagem sobre os outros animais. Esta fraquesa nos permite tempo o suficiente para aprender as experiencia das geracoes anteriores. Imagine se cada geracao nao pudesse passar seu conhecimento para a proxima. Quantas geracoes foram necessaria para que aprendessemos plantar nossos alimentos e quanto conhecimento acumulado desde da historia antiga foi necessario para o desevolvimento do mundo como conhecemos hoje?
A virtude de nosso progresso nao deve ser relacionada a um unico fato ou individuo mas, sim na capacidade do homem viver seus dias como se fosse imortal, sendo a morte sua unica certeza. A virtude sempre esteve no trabalho desenvolvido e passado por geracoes e na associacao deste numero infinito de individous e suas experiencias. E a cada primavera uma nova geracao ira receber a heranca do conhecimento acumulado por seus ancestrais e passar adiante com um pequena parcela extra do que foi aprendito, desenvolvido e experienciado por si mesma.
Este e o grande milagtre da humanidade.

Um comentário:

DILERMArtins disse...

Para o homem o isolamento é castigo...Mas quando está em grupo necessita preservar sua individualidade...É coisa do tipo, gosto de usar camiseta, como todos, desde que a minha tenha um detalhe que seja só dela!!!!!!!!