terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Ice Storm

Quando a temperatura esta abaixo de zero e chove, a agua da chuva, nada mais nada menos que pequenas bolas de gelo coberta de agua, cria uma camada de gelo sobre arvores, grama, carros etc... Se a sorte ajudar os dias precedendo a “ice storm”, ou tempestade de gelo, nao serao muito frios o chao permanece a temperaturas acima de zero evitando que o chao congele, mesmo assim em pontes e viadutos a o risco de “black ice” ou gelo preto, sobre o asfalto que e praticamente impossivel de ver e so se percebe ao perder o controle do carro. E se a sorte nao ajudar... bem, ai e impossivel dirigir ou ate mesmo caminhar sobre o gelo acumulado no chao.
Outro perigo da ice storm e a queda de arvore e rede eletrica. Se a tempestade durar por um longo periodo de tempo o peso do gelo acumulado nos galhos das arvores e fios eletricos acabam por derruba-los.
Quem sonha com “white christmas”, natal com neve e friozinho deve lebrar que, regioes com possibilidade de nevar tem esse tipo de problema tambem.
A tempestade de gelo e um fenomeno diferente de neve e ocorre quando o ar esta mais humido e acompanha uma queda drastica de temperatura. Neve ocorre quando o ar esta mais seco e a “chuva” congela completamente. Dirigir sobre neve nao e tao problematico quanto em uma tempestade de gelo mas, se a neve nao e limpa da estrada ela derrete na passagem dos carros e congela novamente pelas baixas temperaturas podendo criar assim o perigoso gelo preto. Por isso, vemos em filme as pessoas limpando a neve da calcada diariamente.
Ontem tivemos uma tempestade de gelo que comecou as 4 da tarde e durou toda a noite. Como as temperaturas nao estavam muito baixas (em torno dos 7ºC) antes de ontem o chao estava livre de gelo mas, demorou meia hora para limpar o gelo do parabrisa do meu carro e da porta que congelou e nao abria. Depois de tudo isso percebi o pneu vazio. Arrumei a garagem que estava cheio de caixas de decoracao de natal, abri espaco para colocar o carro e trocar o pneus, tive que tirar to o entulho do porta malas para pegar o estepe e descobrir que o maco e a chave de rodas nao estavam no carro. Liguei para a Cathy e ela voltou pra casa para me dar uma carona pro trabalho.
Para os conterraneos que ainda desejam ver neve no natal eu tenho uma sugestao. Olhem pela televisao que e muito mais confortavel.

Um comentário:

DILERMArtins disse...

Mas bah!
Chego a conlusão que o "nosso Minuano" é frescurinha!