quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

O Natal é amplamente conhecido como o dia que Cristo nasceu. Mas o certo seria dizer que o natal é a data de celebração do nascimento de Cristo. Se ninguém sabe exatamente o ano que Cristo tenha nascido (alguns falam em 4a.C. - então nosso calendário estaria errado em 4 anos), imaginem o mês e quanto mais o dia.

Esta data não foi ocasionalmente escolhida, ela foi sabiamente escolhida - não é a toa que a Igreja Católica continua forte em 2000 anos de existência - e vou dizer o porquê:

Exatamente nesta data os povos pagãos celebravam a data de nascimento de um deus multicultural (persa, indiano, egipicio e romano). Um deus do bem - gerado de uma deusa virgem - que iluminava a todos. Alguma semelhança com Jesus?

Hórus nasceu dia 25 de Dezembro da virgem Isis. O seu nascimento foi acompanhado por uma estrela do leste, que por sua vez, foi seguida por 3 Reis em busca do salvador recém-nascido. Aos 12 anos, era uma criança prodígio, e aos 30 foi batizado por uma figura conhecida por Anup e que assim começou o seu reinado. Hórus tinha 12 discípulos e viajou com eles, fez milagres tais como curar os enfermos e andar sobre a água. Hórus também era conhecido por vários nomes tais como A Verdade, A Luz, o Filho Adorado de Deus, Bom Pastor, Cordeiro de Deus, entre muitos outros. Depois de traído por Tifão, Hórus foi crucificado, enterrado e ressuscitou três dias depois.

Attis, da Phyrigia (atualmente Turquia), nasceu da virgem Nana dia 25 de Dezembro, crucificado, colocado no túmulo, três dias depois ressuscitou.

Krishna, Índia, nasceu da virgem Devaki com uma estrela no Ocidente assinalando a sua chegada, fez milagres em conjunto com os seus discípulos, e após a morte, ressuscita.

Dionísio da Grécia nasce de uma virgem dia 25 de Dezembro, foi um peregrino que praticou milagres tais como transformar a água em vinho, e é referido como "Rei dos Reis," "Filho pródigo de Deus," "Alfa e Omega," entre muitas outras coisas. Após a sua morte, ressuscitou.

Mithra, da Pérsia, nasceu de uma virgem a 25 de Dezembro, teve 12 discípulos e praticou milagres, e após a sua morte foi enterrado, e 3 dias depois ressuscitou, também era referido como "A Verdade," "A Luz," entre muitos outros. Curiosamente, o dia sagrado de adoração a Mithra era um Domingo.

Porque 25 de Desembro? Nesta data a estrela no ocidente é Sírius, a estrela mais brilhante no céu noturno, que, a 24 de Dezembro, alinha com as três estrelas mais brilhantes no cinturão de Órion. Estas três estrelas são chamadas hoje como também eram chamadas na época: três Reis. Os três Reis e a estrela mais brilhante, Sírius, todas apontam para o nascer do sol no dia 25 de Dezembro. Esta é a razão pela qual os Três Reis "seguem" a estrela do leste, numa ordem para se direcionarem ao Nascer do Sol.

A Virgem é a constelação de Virgem, também é referida como a “Casa do Pão”, e a representação de Virgo é uma virgem a segurar um feixe de espigas de trigo. Por sua vez, Bethlehem (Belém), é, a tradução literal de "A Casa do Pão".

Outro fenômeno muito interessante que ocorre a 25 de Dezembro é o solstício de Inverno. Do solstício de Verão ao solstício de Inverno, os dias tornam-se mais curtos e frios. Na perspectiva de quem está no Hemisfério Norte, o sol parece mover-se para sul aparentando ficar menor e fraco, o encurtar dos dias e o fim das colheitas conforme se aproxima o solstício de Inverno simbolizando a morte. Era a morte do sol. Pelo Vigésimo segundo dia de Dezembro, o falecimento do SOL estava completamente realizado, Para o sol, tendo-se movido continuamente para sul durante 6 meses, Faz com que atinja o seu ponto mais baixo no céu. Aqui ocorre uma coisa curiosa: o Sol deixa, aparentemente, de se movimentar para sul, durante três dias. Durante estes três dias de pausa, o Sol reside nas redondezas da Constelação de Cruzeiro do Sul, Constelação de Crux ou Alpha Crucis. Depois deste período a 25 de Dezembro, o Sol move-se 1 grau, desta vez para norte, perspectivando dias maiores, calor, e a Primavera. E assim se diz que o Sol morreu na Cruz, (constelação de Crux) esteve morto por três dias, apenas para ressuscitar ou nascer uma vez mais. Esta é a razão pela qual Jesus e muitos outros Deuses do Sol partilham a idéia da crucificação, morte de três dias e o conceito da ressurreição. É o período de transição do Sol antes de mudar na direção contrária no Hemisfério Norte, trazendo a Primavera, e assim a salvação.

Os doze discípulos são apenas as 12 casas do zodíaco, pelas quais o Sol passa durante o ano.

A Igreja Católica queria que a mudança do paganismo para o cristianismo acontecesse de uma forma sutil, através de substituições. Ao invés de proibir as festas pagãs, ela tentou dar um novo significado a tais festividades, conseguindo mais adeptos. Ou de uma maneira mais poetica podemos imaginar que os ceus e astros nos contam sobre a vinda de Cristo e como seria sua trajetoria na terra desde de os primordios. Uma historia escrita de forma imutavel na eternidade do universo.

O fato e que assim nasceu o nosso Natal (do latim natális: nascer) ou Christmas (do inglês Christ: Cristo e Mass: Missa), uma festa pagã transformada em festa cristã, assim como muitas outras festas religiosas católicas.

O importante no dia de hoje nao e debater se a data e acurada. Se toda a tradicao do natal ou a religiao crista nao passa de superticao baseada em astronomia. O importante e meditarmos como a vida deste homem (Deus para tantos) chamado Jesus, nascido a aproximadamente 2000 anos atras, influenciou e continua a influenciar a historia da humanidade. Como suas mensagens e ensinamentos trazem o que de melhor o homem pode oferecer ao proximo e a si mesmo. Celebremos entao seu nascimento e que seu exemplo toque os coracoes e inspire todos nos a construir um mundo melhor. Que este natal seja data de nascimento de mais virtude, respeito e amor no coracao de todos os homens.

Feliz natal a todos!

2 comentários:

DILERMArtins disse...

Lindo texto,
É verdade que a Igreja afatou-se dos mistérios e da mágia existentes nos cultos pagãos, mistérios que o Movimento Carismático, vem buscando resgatar.
Por outro lado também é verdade que o povo nunca deixou de crer em milagres e de faze promeças à seus santos de devoção.
Desvendar mistérios usando astros e eventos naturais como símbolos e alegorias, é Arte Real, e invitavelmete, nos leva a reforçar a crença em um só Deus, um Grande Arquiteto
!

Anônimo disse...

Mais do que saber o exato dia do nascimento de Jesus...ou o rito correto para o Natal...é sabe que ele serve para comemorar o nascimento de alguém que veio à terra para nos ensinar a viver e principalmente a amar....amar sinceramente...ser bom e caridoso (caridade é a forma mais plena de amor)...sobre isso é que devemos refletir no natal...é esse o verdadeiro sentido da vida de Jesus!! Simplesmente amar
Bjss
amo vcs(mesmo os que não conheço...hehehe)